segunda-feira, 16 de junho de 2014

EU RECOMENDO // Uma delícia paranaense

Por Paulo Zaffalão(*)
Convidado especial do Gastronomix

"A minha dica vem do sul do Brasil. Mais precisamente do litoral paranaense, um prato que se chama Barreado, em uma charmosa cidade chamada Morretes. Pela região, existem vários restaurantes que fazem o barreado, mas a dica vai para o Madalozo, que desde 1978 faz a alegria dos turistas apresentando o prato típico do litoral, o restaurante fica na beira do rio Nhundiaquara. O legal é fazer reserva ou chegar cedo para pegar uma mesa na varanda e saborear com vista para o rio. 
O prato típico da região é feito com carne bovina e cozido por cerca de 20 horas em panela de barro vedada com uma massa feita de farinha e água.

O resultado é uma carne desfiada extremamente saborosa com um caldo que se deriva o pirão. No restaurante, a atração a parte fica por conta do garçom que faz o pirão na frente do cliente com o caldo do barreado e farinha de mandioca. 
No fim do preparo, ele vira o prato na sua cabeça para mostrar a textura ideal do pirão. Se não cair, está no ponto certo, azar da pessoa que pegar um garçom novato... risos...  e servido com banana e laranja acompanhado por uma cachacinha também feita na região.

A dica para chegar até a cidade de Morretes é outra atração a parte. Você tem de pegar o trem litorina que parte da rodoferroviária de Curitiba. A viagem que passa pelo meio da Mata Atlântica atravessa túneis e pontes - dura aproximadamente 2h30m. Vale a pela conhecer. Um passeio diferente do tradicional que temos no Brasil e pouco conhecido."
Madalozo
Rua Almirante Frederico de Oliveira, 16
Vila Santo Antônio, Morretes
Telefone: (41) 3462-1410 

(*) Paulo Zaffalão é paranaense, chef de cozinha pela FMU-SP, passou por restaurantes renomados da capital paulista como Hotel Emiliano e Restaurante Mani de onde tirou inspirações e conhecimentos para trabalhar hoje em dia com eventos como personal chef.

Nenhum comentário: