segunda-feira, 3 de julho de 2017

EU RECOMENDO // Os kebabs de Hamdi em Istambul

Tony Goes (*)
Convidado especial do Gastronomix

“Era uma vez um vendedor de churrasquinho.

Hamdi Arpaci chegou a Istambul no final da década de 1960, vindo de Urfa, no sudeste da Turquia. Instalou sua grelha no canto de um estacionamento em Eminönü, ao lado do Bazar das Especiarias e bem próximo à mesquita de Suleimanyie, uma das mais imponentes da cidade, e começou a vender os kebabs (espetinhos) típicos de sua região.
O sucesso foi tão grande que, apenas sete anos depois, Hamdi conseguiu comprar três andares de um prédio em frente ao estacionamento. Foi lá que ele instalou o restaurante que leva seu nome. Hoje o Hamdi ocupa todos os cinco andares do edifício, tem filiais em dois hotéis de Istambul e é programa obrigatório para quem quer se aventurar com a culinária turca.

É bom fazer reserva, especialmente se você preferir uma mesa com uma vista espetacular para o Bósforo. E é bom estudar com calma o imenso cardápio, quase todo baseado em pratos com carne (mas há saladas para os veganos). Além dos tradicionais kebabs, recomendo também as pides: as primas turcas das pizzas italianas, que costumam ter um formato mais amendoado e geralmente são cobertas com... carne.

Istambul é um assalto aos sentidos, e oferece restaurantes de todos os estilos. Sim, o Hamdi é meio para turista (tem até uma lojinha de lembranças e produtos no térreo), mas também é uma instituição da cidade. O serviço chega a ser rápido demais (os garçons querem girar logo as centenas de mesas), mas a experiência como um todo é impactante. E deliciosa, feito um churrasquinho comprado na rua”.  
Hamdi Restaurant – Eminönü, Istambul
Tahmis Caddesi Kalçın Sokak, No.11
Tel: 0533 658 80 11– 0212 528 03 90

(*)Tony Goes é colunista do F5, site de entretenimento da Folha de S.Paulo. Ele tem 54 anos. Nasceu no Rio de Janeiro, mas vive em São Paulo desde pequeno. Já escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. E atualiza diariamente o blog que leva seu nome: tonygoes.blogspot.com

Nenhum comentário: