sexta-feira, 24 de junho de 2011

Daiquiri e suas variações

Por Juliana Raimo



- Um pouco de história:


É um dos principais drinks da coquetelaria cubana ao lado do Mojito , o nome Daiquiri é o mesmo nome de uma praia perto de Santiago de Cuba e de uma mina de ferro situada na mesma área.

O drink foi supostamente criado em 1905 em um bar chamado Vênus em Santiago de Cuba, distante 37 quilômetros da mina por um grupo de engenheiros americanos. A história que persiste é a de que o engenheiro Jennings Cox inventou o drink quando entretinha convidados americanos.

Originalmente o drink foi servido em copo alto com bastante gelo picado, uma colher de açúcar colocado por cima, o suco de um limão espremido e uma ou duas partes de rum completando a mistura, e finalizando era mexida com uma colher longa para deixar o drink bem gelado.

Mais tarde o drink evoluiu novamente e passou a ser misturado em coqueteleira com os mesmos ingredientes, porém usando gelo raspado. Depois de ser agitado vigorosamente era servido em copo tipo flute previamente gelado.

O Daiquiri veio se tornar incrivelmente popular na década de 40. Devido a política da boa vizinhança instituída por Roosevelt que abriu o comercio as relações e as viagens com América Latina, Cuba e Caribe (conhecido na época como programa Pan-americano).


Vamos as diferentes versões, que une no mesmo drink o doce + sour + alcoólico + diluição (gelo). Para fazer o perfeito Daiquiri o sr. Cox acreditava que você deveria chegar no equilíbrio perfeito destes quatro elementos.

- Sugestão de marcas de bebidas: Rum Bacardi Superior (receita original)


1 - Classical Daiquiri (batido na coqueteleira)





100ml de Bacardi Superior Rum

35ml de suco de limão tahiti fresco

25ml de sugar syrup (2 partes de açúcar diluídas em 1 parte de água)

25ml de água mineral gelada

Misture todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e sirva em taça martini previamente gelada. Fatia de limão para decorar.


2 - Daiquiri Frozen (batido no liquidificador)





45ml Rum Branco

20ml de suco de limão

5ml xarope de açúcar (2 partes de açúcar diluídas em 1 parte de água)

Xarope de Grenadine (opcional)

Gelo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador com gelo e bata até ficar homogêneo. Despeje na taça pré resfriada e adicione algumas gotas de Grenadine.


3 – Daiquiri on the rocks



100ml de Bacardi Superior Rum

35ml de suco de limão tahiti fresco

25ml de sugar syrup (2 partes de açúcar diluídas em 1 parte de água)

Misture todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e sirva em copo old fashioned com 3 pedras de gelo. Decore com uma fatia de limão.


4 – Daiquiri com essência de laranja (criado por Constantino em 1915 no Floridita bar em Havana, Cuba)
















100ml de Bacardi Superior Rum

5ml de licor Cointreau

12ml de suco de laranja fresca

25ml de suco de limão tahiti fresco

12ml de sugar syrup (2 partes de açúcar diluídas em 1 parte de água)

25ml de água mineral gelada

Misture todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e sirva em taça martini previamente gelada. Fatia de limão para decorar.


5 - Daiquiri de Morango (variações contemporâneas)




















03 morangos (+ 01 para decorar)

01 lance de xarope de morango

06 folhas de hortelã (e alguns ramos para decorar)

100ml de rum dourado

50ml de suco de limão tahiti

gelo

Macere os morango, o xarope e as folhas de hortelã na coqueteleira. Junte o rum e o suco de limão. Agite com gelo e coe com coador duplo (o da coqueteleira + 01 de cozinha). Despeje em uma taça martini previamente gelada e decore com uma fatia de morango


Fontes:

- Livro Cocktails Made Easy, Simon Difford

- Wikipidia

Nenhum comentário: